Afinal, o que causa o câncer?

Afinal, o que causa o câncer?

Existem dois tipos de tumores, malignos e benignos. Geralmente, os tumores são malignos, o que significa que podem espalhar ou invadir tecidos próximos. Uma vez que esses tumores crescem, algumas células, podem desprender-se e viajar para locais diferentes do corpo e, através do sangue ou sistema linfático, desenvolver novos tumores longe do tumor original. Já os tumores benignos não espalham ou invadem tecidos. Às vezes, podem ser enormes, porém, quando removido, geralmente, não tornam a crescer novamente. Entretanto, há algumas partes do corpo em que o tumor benigno afeta, como o cérebro e pode ser fatal.

O câncer é uma doença genética causada por alterações de genes que controlam o trabalho das nossas células, especialmente em seu desenvolvimento. A doença pode ser herdada dos pais, como também pode ocorrer durante o tempo de vida de uma pessoa, ou por algum dano de certas exposições ambientais, como aquelas em que há produtos químicos na fumaça do tabaco ou radiação.

Cada pessoa tem uma combinação única de alterações genéticas. O câncer continua a crescer e modificações adicionais ocorrerão, mesmo dentro do mesmo tumor, as células diferentes, podem ter diferenças na alteração genética. Portanto, as células cancerosas têm mais alterações, tais como mudanças no DNA.

Entre em contato


Dicas

Qualidade de Vida é um conceito amplo que inclui bem-esta físico, emocional, social e espiritual. Muitas vezes os tratamentos oncológicos como quimioterapia, radioterapia, cirurgia e hormonioterapia, entre outros, podem causar alguns efeitos colaterais que podem interferir na qualidade de vida do paciente.
É importante que o paciente procure fazer atividades que lhe tragam prazer e o mantenha ativo. Preste atenção se houver muita tristeza, isolamento, sonolência, esquecimento, choro fácil, pois esses sintomas podem sinalizar um quadro depressivo que é comum em pacientes oncológicos.
Mantenha-se em atividade. Em muitos casos não há restrição ao trabalho. Saia com amigos, conviva com sua família e participe de grupos de discussão. Isso tudo te ajudará durante o tratamento.
Dicas

Na Mídia

Programa Entre Nós - Câncer de Cólo de Útero

Vídeos

Blog