Câncer de Intestino

Qualquer adulto, em qualquer idade pode vir a desenvolver o câncer colorretal ou de intestino. Entretanto, a probabilidade é maior a partir dos 50 anos de idade, por isso, é a partir desta idade que todos, homens e mulheres, devem realizar a colonoscopia, principal exame que para detectar precocemente o tumor ou pólipos que podem dar origem a um tumor. Além da colonoscopia, outro exame recomendado é o exame de sangue oculto nas fezes.

Pessoas com histórico familiar de câncer colorretal devem começar a realizar o exame mais cedo. Portadores de doenças inflamatórias no intestino, tais como doença de Crohn ou colite ulcerativa, também têm que começar a fazer o rastreamento antes dos 50 anos, pois estão mais propensos a desenvolverem câncer colorretal.

Os fatores de risco para o câncer de intestino ou colorretal são:

• Histórico familiar da doença.
  • Dieta rica em gorduras.
  • Sedentarismo.

Fonte: Oncoguia

Palestra sobre crioterapia capilar para reduzir a queda de cabelo em pacientes submetidos à quimioterapia realizada pela Dra. Cláudia Grandino Latorre na Liga Sorocabana de Combate ao Câncer em 19 de junho de 2018.