Câncer de Vesícula Biliar

Causas

A inflamação crônica é a principal causa do câncer de vesícula biliar. Por exemplo, uma pessoa com cálculos biliares, pode liberar a bile mais lentamente. Isto significa que as células da vesícula biliar estão expostas aos produtos químicos da bile por mais tempo que o usual. Isto pode levar à irritação e inflamação.

Sinais e Sintomas

Os sinais e sintomas do câncer de vesícula biliar geralmente só estão presentes quando a doença já está em estágio avançado, mas em alguns casos podem levar a um diagnóstico precoce, quando o tratamento pode ser mais eficaz. Alguns dos sintomas mais comuns do câncer de vesícula biliar são: Dor Abdominal, Náuseas e Vômitos, Icterícia e Dilatação da Vesícula Biliar.

Alimentos Gordurosos

Em excesso, alimentos provocam obesidade, que é fator de risco para câncer de vesícula biliar, esôfago, pâncreas, mama e rins. A célula de gordura libera substâncias inflamatórias, principalmente hormônios que levam a alterações no DNA e na reprodução celular, como o estrogênio, a insulina e um chamado de fator de crescimento tumoral.

Diagnóstico

Será realizado um exame físico completo, incluindo uma avaliação cuidadosa da região abdominal para detectar possíveis sinais de câncer de vesícula biliar ou outros problemas de saúde. A pele e a parte branca dos olhos serão verificadas para possíveis sinais de icterícia. Também serão examinados os gânglios linfáticos acima da clavícula e outras regiões próximas.

Fatores de Riscos

Os fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver câncer de vesícula biliar são: cálculos biliares, vesícula biliar de porcelana, gênero, obesidade, etnia, cistos de colédoco, pólipos da vesícula biliar, produtos químicos industriais e ambientais e histórico familiar.

Faça escolhas saudáveis

Não se pode mudar o fato de ter tido câncer de vesícula biliar, mas pode mudar o modo de vida. Faça escolhas saudáveis, sinta-se bem, reveja seus objetivos, encare a vida de uma nova forma. Comece a se preocupar com a saúde, alimente-se melhor e leve uma vida menos sedentária. Tente maneirar no álcool e pare de fumar, cuide-se!

Procedimentos cirúrgicos

Existem dois tipos de procedimentos cirúrgicos para o câncer de vesícula biliar: a cirurgia potencialmente curativa e a paliativa. A cirurgia potencialmente curativa é realizada quando os exames de imagem ou os resultados de cirurgias anteriores mostram que existe uma boa chance do cirurgião retirar todo o tumor. A cirurgia paliativa pode ser realizada para aliviar sintomas como dor ou prevenir complicações, como obstrução das vias biliares, em casos em que o tumor está muito disseminado para ser removido completamente. A cirurgia paliativa é realizada para alívio de sintomas.

O exercício físico traz uma sensação de bem estar, além de ajudar o paciente a se sentir bem e manter o peso durante o tratamento. Esclareça com o seu médico se há alguma restrição no seu caso e que tipo de exercício é recomendado para você.
Procure fazer atividades em que você terá convivência com outras pessoas, isso o(a) ajudará a passar pela fase de tratamento com mais facilidade.

Palestra sobre crioterapia capilar para reduzir a queda de cabelo em pacientes submetidos à quimioterapia realizada pela Dra. Cláudia Grandino Latorre na Liga Sorocabana de Combate ao Câncer em 19 de junho de 2018.