Como as Células Cancerígenas se espalham para os Ossos?

Como as Células Cancerígenas se espalham para os Ossos?

Antes das células cancerígenas se espalharem para outras partes do corpo, elas passam por várias mudanças:

 

• Precisam se soltarem do tumor primário e entrar no sistema linfático ou corrente sanguínea, que as transportará para uma outra parte do corpo.
• Em algum momento, elas precisam aderir à parede de um vaso sanguíneo ou linfático e alcançar um novo órgão.
• Precisam ser capazes de crescer e se multiplicar em sua nova localização.
Durante todo o tempo, precisam ser capazes de evitar os ataques do sistema imunológico do corpo. Após passar por todas essas etapas, as células que formam os novos tumores podem já não serem exatamente as mesmas que iniciaram o tumor primário, no entanto terão as características das células onde se originaram.
O local para onde o câncer se dissemina depende do seu tipo celular e do local do corpo onde se iniciou. Algumas células cancerígenas têm substâncias, em suas superfícies que as ajudam a sobreviver em diferentes órgãos. As células cancerígenas podem liberar substâncias químicas que afetam diretamente as células ósseas, tornando-as mais vulneráveis e facilitando seu alojamento no osso. As células ósseas também podem liberar agentes hormonais que ajudam algumas células a crescerem.

Entre em contato


Dicas

Uma das coisas importantes durante o tratamento e o seguimento, é que se mantenha uma alimentação saudável, balanceada, rica em frutas e verduras, com bastante líquidos.
Em casos de pacientes que usam sonda nasoenteral ou gastrostomia, ou mesmo aqueles que estão perdendo peso rapidamente, é sempre importante acompanhar com um nutricionista para que esse profissional possa indicar suplementos alimentares se necessário.
Dicas

Na Mídia

Palestra sobre crioterapia capilar para reduzir a queda de cabelo em pacientes submetidos à quimioterapia realizada pela Dra. Cláudia Grandino Latorre na Liga Sorocabana de Combate ao Câncer em 19 de junho de 2018.

Vídeos

Blog