Crioterapia Capilar

Crioterapia Capilar

Chega à Sorocaba o primeiro equipamento de resfriamento do couro cabeludo para redução de queda de cabelo pela quimioterapia! A mais nova tecnologia na prevenção da queda de cabelo, conhecida como alopecia, para pacientes que se submetem à quimioterapia para o tratamento de câncer.

Essa tecnologia já existe em diversos países e em grandes centros para tratamento de câncer no Brasil, como no Hospital Albert Einstein e no Centro Paulista de Oncologia, mas é a primeira no interior do estado. Isso facilitará o acesso a essa nova tecnologia para muitos pacientes, proporcionando bem-estar a todos aqueles que estão em tratamento.

Não são todas as quimioterapias que produzem alopecia, mas principalmente aquelas que são usadas para o tratamento de câncer de mama tem como efeito colateral a queda de cabelo. E isso, todos nós sabemos, afeta muito a auto-estima e confiança das mulheres. Ter essa opção é uma grande oportunidade de garantir que o tratamento se complete sem interferir muito na qualidade de vida das pacientes.

O equipamento adquirido pelo Centro Oncológico Devita é da marca Paxman Orbis Scalp Cooler, a mais utilizada em todo mundo, com a mais nova tecnologia existente. Inclusive as toucas recebidas em nosso centro são mais modernas do que as existentes no Hospital Albert Einstein.

O mecanismo de diminuição da queda de cabelo consiste em resfriar o couro cabeludo, mantendo a temperatura entre 18-22oC, iniciando 30 minutos antes da infusão do quimioterápico, mantendo o resfriamento durante toda a infusão e ainda por mais aproximadamente 90 min. Dessa forma, a circulação sanguínea no couro cabeludo é diminuída, e o contato do bulbo do cabelo com a quimioterapia é menor, portanto diminuindo a queda de cabelo.

Cuidados durante e após o tratamento

  • Pentear os cabelos diariamente, com suavidade, usando um pente de dentes largos ou uma escova desembaraçadora;
  • Não prender os cabelos com rabo-de-cavalo ou tranças. Se for necessário prender, utilizar prendedores macios ou laços de fitas;
  • Não fazer permanente, tinturas, escovas progressivas e não utilizar géis e sprays nos cabelos;
  • Não utilizar secador de cabelo, bobes aquecidos ou prancha;
  • Dormir em um travesseiro macio e evitar dormir sempre no mesmo lado;
  • Utilizar shampoos e condicionadores de pH neutro, sem parabenos, sem sulfatos e sem fragrância;
  • Não lavar o cabelo mais do que duas vezes por semana. O cabelo deverá ser lavado antes do dia do tratamento e não deverá ser lavado nos 3 dias seguintes.

Entre em contato


Dicas

Uma das coisas importantes durante o tratamento e o seguimento, é que se mantenha uma alimentação saudável, balanceada, rica em frutas e verduras, com bastante líquidos.
Em casos de pacientes que usam sonda nasoenteral ou gastrostomia, ou mesmo aqueles que estão perdendo peso rapidamente, é sempre importante acompanhar com um nutricionista para que esse profissional possa indicar suplementos alimentares se necessário.
Dicas

Na Mídia

Blog