Dor Oncológica

Dor Oncológica

A dor pode influenciar em todas suas atividades diárias. Se você sentir dor, é possível que tenha dificuldades para realizar suas atividades rotineiras. Você pode ter problemas para dormir e alimentar-se. Você pode se tornar agressivo com as pessoas que ama. E é fácil ficar frustrado, triste e até mesmo com raiva. A sua família e seus amigos nem sempre entenderão o que você está passando e você pode se sentir muito sozinho.
Você nunca deve aceitar a dor como algo normal numa doença como o câncer. Toda dor pode ser tratada, e a maioria pode ser controlada ou pelo menos amenizada. Quando a dor é controlada, os pacientes dormem e se alimentam melhor, desfrutam mais dos momentos com a família e amigos, e, não deixam de realizar suas atividades diárias.
Somente você sabe quão intensa é sua dor. Converse com seu médico assim que começar a sentir qualquer dor, porque a dor é mais fácil de ser tratada logo no início. A dor também pode ser provocada pelos efeitos colaterais do seu tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas

Qualidade de Vida é um conceito amplo onde inclui bem estar físico, emocional, social e espiritual. Muitas vezes os tratamentos oncológicos como quimioterapia, radioterapia, cirurgia, hormonioterapia, entre outros, podem causar alguns efeitos colaterais que podem interferir na qualidade de vida do paciente.
É importante que o paciente procure fazer atividades que lhe tragam prazer e o mantenham ativos. Preste atenção se houver muita tristeza, isolamento, sonolência, esquecimento, choro fácil, pois esses sintomas podem sinalizar um quadro depressivo que é comum em pacientes oncológicos.
Mantenha-se ativo, muitas vezes não há restrição ao trabalho, saia com amigos, conviva com sua família, participe de grupos de discussão, isso tudo o ajudará durante o tratamento.
Dicas

Blog