Dúvidas | Crioterapia Capilar

A Crioterapia, ou Resfriamento do Couro Cabeludo, é a aplicação terapêutica do frio no couro cabeludo durante a quimioterapia, um tratamento simples que pode prevenir a queda de cabelo secundária à terapia antineoplásica, o que resulta em uma retenção parcial ou total do cabelo.

Quando se reduz a temperatura do couro cabeludo imediatamente antes, durante e após a administração da quimioterapia, há a diminuição do fluxo sanguíneo nos folículos capilares devido à vasoconstrição, com consequente diminuição da taxa de difusão da droga na membrana plasmática e redução da toxicidade da quimioterapia nas células do couro cabeludo. Isso faz com que se tenha uma retenção parcial ou total do cabelo durante o tratamento contra o câncer.

Trinta minutos antes do início da quimioterapia, uma touca de silicone permeada por um líquido que circula a 4ºC, coberta com uma segunda touca feita em neoprene macio, é colocada no paciente e conectada ao aparelho de resfriamento de couro cabeludo. O paciente ficará com a touca durante todo o tempo de infusão das drogas e 90 minutos após o término dos medicamentos. Esse tempo é essencial para que a crioterapia alcance o resultado esperado.

Saiba mais sobre o tratamento, clique aqui.