Encontrando Apoio

Encontrando Apoio
Tente falar sobre seus sentimentos com alguém com quem você se sinta confortável, com seu médico, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogo, familiares ou amigos, um padre ou outros pacientes com câncer. O seu médico, enfermeiro ou o serviço social podem ajudá-lo a encontrar um profissional que é especialmente treinado para ajudar pacientes com doenças crônicas.
Você pode querer experimentar um grupo de apoio onde os pacientes com câncer se reúnem e compartilham os seus sentimentos sobre como eles estão lidando com a dor oncológica.

Entre em contato


Dicas

Qualidade de Vida é um conceito amplo que inclui bem-esta físico, emocional, social e espiritual. Muitas vezes os tratamentos oncológicos como quimioterapia, radioterapia, cirurgia e hormonioterapia, entre outros, podem causar alguns efeitos colaterais que podem interferir na qualidade de vida do paciente.
É importante que o paciente procure fazer atividades que lhe tragam prazer e o mantenha ativo. Preste atenção se houver muita tristeza, isolamento, sonolência, esquecimento, choro fácil, pois esses sintomas podem sinalizar um quadro depressivo que é comum em pacientes oncológicos.
Mantenha-se em atividade. Em muitos casos não há restrição ao trabalho. Saia com amigos, conviva com sua família e participe de grupos de discussão. Isso tudo te ajudará durante o tratamento.
Dicas

Blog