Estudo Clínico

1. O que é estudo clínico?

Estudo clínico é um estudo desenvolvido para responder a uma pergunta que ainda não tem resposta ou não foi investigada.

Normalmente o estudo clínico é patrocinado por algum laboratório ou instituição, e a partir da liberação pelos órgão competentes (comissão de ética e ANVISA) o indivíduo que aceitar participar do estudo realizará o tratamento e acompanhamento conforme o protocolo do estudo.

Existem critérios para que o paciente possa participar de um estudo clínico, portanto mesmo que ele(a) aceite participar, pode acontecer de não preencher critérios para a determinada pesquisa.

É necessário uma equipe para comandar e realizar o estudo conforme o protocolo.

Para isso são necessários: coordenadores de pesquisa, enfermeiros, farmacêuticos, médicos (investigadores e sub-investigadores), entre outros.

Os principais objetivos da pesquisa clínica são:

  • Avaliar segurança e eficácia de produtos, medicamentos e métodos diagnósticos
  • Comparar tratamentos
  • Avaliar efeitos colaterais tardios dos produtos e medicamentos

É através dos estudos clínicos que conseguimos avançar no diagnóstico e tratamento, oferecendo oportunidades àqueles que já fizeram todo o tratamento convencional e ainda precisam e querem

ser tratados.

2. Como participar e onde encontrar?

Os estudos clínicos normalmente são realizados em grandes centros onde se encontram os Centros de Estudos de Pesquisa Clínica. Converse com o seu médico, se ele achar que há indicação no seu caso, o mesmo saberá para onde encaminhá-lo(a).