O que é câncer?

1. O que é câncer?

Câncer é o nome genérico de qualquer tumor maligno. Existem mais de 200 tipos de câncer, cada tipo possui um tratamento específico, bem como respostas diferentes ao tratamento, capacidade de produzir metástase maior ou menor, bem como um desfecho diferente para cada um.

2. O que é metástase?

Metástase é o termo que se usa quando a célula tumoral através da corrente linfática ou sanguínea chega até outros órgãos, longe daquele onde o tumor nasceu, e é capaz de ali se fixar e crescer, aparecendo como nódulos nos exames de imagem.

3. O câncer tem cura?

Sim, tudo depende do momento em que é feito o diagnóstico. Quanto antes o diagnóstico for feito, maior a chance do paciente ficar curado.

4. É possível ter uma boa qualidade de vida com metástases?

Sim. Cada vez mais existem novos tratamentos que conseguem diminuir os sintomas causados pela doença, preservando a qualidade de vida do paciente. O câncer está se tornando uma doença crônica, onde é possível viver por anos mesmo com doença avançada.

5. Quais são os fatores de risco para o câncer?

A história familiar e o componente genético são importantes, e esses são fatores que não podemos mudar. Mas existem muitos comportamentos que influenciam no aparecimento do câncer, e esses sim, são passíveis de mudanças como: tabagismo, consumo de álcool, alimentação rica em gorduras e exposição excessiva ao Sol.