Por que os sintomas aparecem quando a doença já está em estágio avançado?

Por que os sintomas aparecem quando a doença já está em estágio avançado?

Isso ocorre porque, em muitos casos, o tumor cresce sem atrapalhar as funções do organismo. Dependendo da localização do tumor, os sintomas podem aparecer nos estágios iniciais. No pâncreas, por exemplo, se o tumor se desenvolver na região da ‘cabeça’, afeta a bile e a pessoa percebe logo. Quando se desenvolve na região da ‘cauda’, demora muito para aparecer um sintoma.

Em muitos casos até mesmo os médicos não percebem a doença. O câncer de próstata, por exemplo, cresce quietinho, e se confunde com o crescimento benigno da próstata; esse crescimento é normal em homens com mais de 50 anos.

Além disso, muitos tumores não geram sintomas específicos – como um sangramento digestivo, por exemplo – que indiquem às pessoas que é necessário procurar um especialista para a busca por um diagnóstico.

Entre em contato


Dicas

Uma das coisas importantes durante o tratamento e o seguimento, é que se mantenha uma alimentação saudável, balanceada, rica em frutas e verduras, com bastante líquidos.
Em casos de pacientes que usam sonda nasoenteral ou gastrostomia, ou mesmo aqueles que estão perdendo peso rapidamente, é sempre importante acompanhar com um nutricionista para que esse profissional possa indicar suplementos alimentares se necessário.
Dicas

Na Mídia

O que o câncer ensinou à Sabrina Parlatore? A apresentadora enriqueceu nossa programação do #outubrorosa com sua história de superação. Sabrina passou por todas as etapas do tratamento, inclusive a crioterapia, que a deixou mais tranquila e com a autoestima elevada. Lembre-se: continue se prevenindo contra o câncer de mama.

Vídeos

Blog