Por que os sintomas aparecem quando a doença já está em estágio avançado?

Por que os sintomas aparecem quando a doença já está em estágio avançado?

Isso ocorre porque, em muitos casos, o tumor cresce sem atrapalhar as funções do organismo. Dependendo da localização do tumor, os sintomas podem aparecer nos estágios iniciais. No pâncreas, por exemplo, se o tumor se desenvolver na região da ‘cabeça’, afeta a bile e a pessoa percebe logo. Quando se desenvolve na região da ‘cauda’, demora muito para aparecer um sintoma.

Em muitos casos até mesmo os médicos não percebem a doença. O câncer de próstata, por exemplo, cresce quietinho, e se confunde com o crescimento benigno da próstata; esse crescimento é normal em homens com mais de 50 anos.

Além disso, muitos tumores não geram sintomas específicos – como um sangramento digestivo, por exemplo – que indiquem às pessoas que é necessário procurar um especialista para a busca por um diagnóstico.

Entre em contato


Dicas

Qualidade de Vida é um conceito amplo que inclui bem-esta físico, emocional, social e espiritual. Muitas vezes os tratamentos oncológicos como quimioterapia, radioterapia, cirurgia e hormonioterapia, entre outros, podem causar alguns efeitos colaterais que podem interferir na qualidade de vida do paciente.
É importante que o paciente procure fazer atividades que lhe tragam prazer e o mantenha ativo. Preste atenção se houver muita tristeza, isolamento, sonolência, esquecimento, choro fácil, pois esses sintomas podem sinalizar um quadro depressivo que é comum em pacientes oncológicos.
Mantenha-se em atividade. Em muitos casos não há restrição ao trabalho. Saia com amigos, conviva com sua família e participe de grupos de discussão. Isso tudo te ajudará durante o tratamento.
Dicas

Na Mídia

Programa Entre Nós - Crioterapia Capilar

Vídeos

Blog