Quimioterapia: Preparando-se para o Tratamento

Quimioterapia: Preparando-se para o Tratamento

A quimioterapia pode ter um esquema diferente para cada paciente, tipo de câncer e estadiamento. Você pode ser tratado apenas com um tipo de medicamento ou com uma combinação de vários quimioterápicos. A quimioterapia é administrada em ciclos, com cada período de tratamento seguido por um período de descanso, para permitir que o corpo possa se recuperar. Cada ciclo de quimioterapia dura em geral algumas semanas. A quimioterapia pode ser realizada isoladamente ou em conjunto com a cirurgia ou radioterapia.

Seu médico irá decidir e discutir com você as melhores opções de tratamento para o seu caso. Essa decisão será baseada em:

  • Tipo de câncer.
  • Estadiamento da doença.
  • Estado de saúde geral do paciente.
  • Tratamentos prévios realizados.
  • Objetivo do tratamento.
  • Preferências individuais do paciente.

Anote sempre as suas dúvidas, e leve-as a cada consulta com seu médico. Para ajudá-lo a se lembrar de detalhes, leve um acompanhante que possa ajudar.

Informe ao seu médico a relação de todos os medicamentos e suplementos que você utiliza, pois alguns podem alterar os efeitos da quimioterapia. Seu médico poderá orientar sobre quais desses medicamentos devem ser suspensos durante o tratamento quimioterápico. E não deixe de comunicar ao seu médico sobre quaisquer problemas de saúde que você tenha antes de iniciar a quimioterapia.

Fonte: Oncoguia

Entre em contato


Dicas

Alguns tumores e algumas cirurgias podem deixar algumas sequelas ou restrições de movimento de algum membro. A fisioterapia nesses casos pode ajudar bastante na recuperação. Converse com o seu médico se no seu caso há indicação de se realizar fisioterapia.
Dicas

Na Mídia

O que o câncer ensinou à Sabrina Parlatore? A apresentadora enriqueceu nossa programação do #outubrorosa com sua história de superação. Sabrina passou por todas as etapas do tratamento, inclusive a crioterapia, que a deixou mais tranquila e com a autoestima elevada. Lembre-se: continue se prevenindo contra o câncer de mama.

Vídeos

Blog