Risco de Doença Cardíaca na Menopausa

O risco de doença cardíaca aumenta após a menopausa, independentemente da idade. O estrogênio protege as mulheres na pré-menopausa de doenças cardíacas. Se você se tece uma menopausa cirúrgica, você perde o efeito protetor do estrogênio natural e pode ser necessária intervenção médica para prevenir problemas de saúde mais tarde. Além da menopausa cirúrgica, os fatores de risco para doenças cardiovasculares incluem:
• Tabagismo;
• Sedentarismo;
• Diabetes;
• Cintura com mais de 105 cm;
• Pressão alta ou colesterol alto;
• Histórico familiar de doença cardíaca e fatores genéticos.
As mulheres que tiveram menopausa cirúrgica devem manter um peso corporal ideal, não fumar e conversar com seu médico sobre como reduzir o risco para doenças cardiovasculares.
O papel da terapia de reposição hormonal na gestão do risco para doença cardíaca após a menopausa cirúrgica é uma área ativa de pesquisas. Mulheres que tiveram menopausa cirúrgica antes dos 45 anos indica que a terapia de reposição com estrogênio pode proteger contra doenças cardíacas associadas à menopausa precoce.
A terapia de reposição hormonal em mulheres no início da menopausa, reduziram o risco de morte e internação hospitalar devido à insuficiência cardíaca ou infarto por um período de 16 anos.