Sinais e Sintomas mais Comuns do Câncer

Além dos sintomas mais comuns, também se deve prestar atenção para alguns outros sinais e sintomas que possam sugerir um câncer. É importante sempre consultar um médico para que seja feito o diagnóstico.
Mudança no Hábito Intestinal ou da Função da Bexiga. Constipação crônica, diarreia ou alteração na textura, forma e cor das fezes pode ser um sinal de câncer colorretal. Dor ao urinar, sangue na urina ou uma alteração na função da bexiga, por exemplo, necessidade de urinar com maior ou menor frequência do que o habitual, pode estar relacionada ao câncer de bexiga ou de próstata.
Ferida que não cicatriza. Os cânceres de pele podem sangrar e são similares a feridas que não cicatrizam. Isto deve ser tratado imediatamente, especialmente em pessoas que fumam, mastigam tabaco ou que ingerem álcool com frequência. Feridas no pênis ou na vagina podem ser sinais de infecção ou de um câncer em estágio inicial e devem ser examinadas por um médico.
Manchas Brancas na Boca ou Língua. Manchas brancas dentro da boca e na língua pode ser leucoplasia. A leucoplasia é uma área pré-cancerígena causada por irritação frequente, muitas vezes provocada pelo tabaco e álcool. Se não for tratada, pode se tornar um câncer de boca.
Hemorragia. Tosse com sangue no escarro pode ser um sinal de câncer de pulmão. Sangue nas fezes pode ser um sinal de câncer colorretal. O câncer de colo do útero ou de endométrio pode causar sangramento vaginal importante. Sangue na urina pode ser um sinal de câncer de bexiga ou câncer de rim. Uma secreção sanguinolenta do mamilo pode ser um sinal de câncer de mama.
Espessamento ou Nódulo na Mama ou em outras Partes do Corpo. Estes cânceres ocorrem principalmente na mama, testículos, gânglios linfáticos e tecidos de partes moles. Um nódulo ou espessamento pode ser um sinal precoce ou tardio do câncer e deve ser relatado ao médico, especialmente se você acabou de encontrar ou perceber que aumentou de tamanho. Alguns cânceres de mama aparecem como pele avermelhada ou grossa.
Indigestão ou Dificuldade para Engolir. Problemas de indigestão ou deglutição que persistem podem ser sinais de câncer do esôfago, estômago ou faringe.
Alterações numa Pinta ou qualquer Mudança na Pele. Qualquer verruga, mancha ou sarda que altere sua cor, tamanho ou forma, ou que muda suas bordas deve ser imediatamente examinada por um médico. Uma alteração na pele pode ser um melanoma que, quando diagnosticado no início, pode ser tratado com sucesso.
Tosse Persistente ou Rouquidão. Tosse persistente pode ser um sinal de câncer de pulmão. Rouquidão pode ser um sinal de câncer de laringe ou câncer de tireoide.