Sobre o Câncer de Testículo

Sobre o Câncer de Testículo

Alguns homens não apresentam qualquer sintoma, e a doença pode ser diagnosticada durante a realização de exames para outros problemas de saúde. Às vezes, a doença pode ser diagnosticada por exames de imagem feitos para detectar, por exemplo, a causa da infertilidade.
Se você tiver algum desses sinais ou sintomas consulte um médico sem demora. Muitos destes sintomas são mais propensos a serem causados por outras doenças, mas se a causa for um tumor, quanto mais cedo você obter o diagnóstico e iniciar o tratamento, mais eficaz será o tratamento. Os principais sintomas do câncer de testículo são:

Nódulo ou Inchaço no Testículo
Na maioria dos casos de câncer de testículo, os homens têm um nódulo em um dos testículos ou podem perceber o testículo aumentado ou inchado. Às vezes, o nódulo provoca dor, mas na maioria das vezes não é doloroso. Os homens com câncer de testículo podem notar uma sensação de peso ou dor abdominal ou no escroto.

Crescimento ou Dor na Mama
Em casos raros, os homens com câncer de células germinativas notam a região mamária dolorida ou aumentada. Este sintoma ocorre porque certos tipos de tumores de células germinativas secretam altos níveis do hormônio gonadotrofina coriônica (HCG), que estimula o desenvolvimento da mama.

Puberdade Precoce em Meninos
Alguns tumores de células de Leydig e de Sertoli podem produzir andrógenos (hormônios sexuais masculinos). Os tumores produtores de andrógenos não provocam quaisquer sintomas específicos em homens, mas em meninos podem provocar sinais de puberdade, como o crescimento de pelos faciais e corporais em uma idade precoce.

Sintomas do Câncer de Testículo Avançado
Mesmo se a doença esteja disseminada para outros órgãos, muitos homens podem não apresentar sintomas de imediato. Mas, alguns homens podem ter sintomas como:

  • Dor na parte inferior das costas pode ser um sinal de que o câncer se disseminou para os gânglios linfáticos no abdome.
  • Falta de ar, dor torácica, tosse ou até mesmo expectorar sangue podem se desenvolver se a doença se disseminou para os pulmões.
  • Dor abdominal, devido aos linfonodos aumentados ou metástases para o fígado.
  • Dores de cabeça ou confusão, devido a disseminação do câncer para o cérebro.

Algumas condições não cancerosas, como lesão ou inflamação nos testículos, podem produzir sintomas semelhantes aos do câncer. A inflamação do testículo (orquite) e a inflamação do epidídimo (epididimite) podem causar inchaço e dor nos testículos. Ambas podem ser causadas por infecções virais ou bacterianas.

O vírus da caxumba causa orquite em cerca de 20% dos homens que contraem a doença na idade adulta.

Entre em contato


Dicas

O exercício físico traz uma sensação de bem estar, além de ajudar o paciente a se sentir bem e manter o peso durante o tratamento. Esclareça com o seu médico se há alguma restrição no seu caso e que tipo de exercício é recomendado para você.
Procure fazer atividades em que você terá convivência com outras pessoas, isso o(a) ajudará a passar pela fase de tratamento com mais facilidade.
Dicas

Na Mídia

O mês do Outubro Rosa, a Dra. Cláudia GrandinoLatorre (CRM: 120.061) gravou um vídeo para explicar como prevenir, tratar e curar o câncer de mama e o câncer de colo de útero. Ela falou da esperança encontrada nos tratamentos com tecnologias modernas, como a crioterapia, que evita a queda de cabelo em até 85% durante o tratamento. Siga nossas redes sociais e fique por dentro.

Vídeos

Blog