Tipos de Reposição Hormonal

O corpo da mulher pode produzir vários tipos de estrogênio, bem como de progesterona, testosterona e outros hormônios. Várias opções de substituição hormonal estão disponíveis para as mulheres que tiveram a menopausa cirúrgica, contendo diferentes quantidades desses hormônios.
Os hormônios podem ser classificados pela composição dos próprios hormônios utilizados, forma de liberação no organismo e pelo tipo de preparação propriamente dito. Para algumas mulheres, a escolha do hormônio depende de seus sintomas, por exemplo, uma mulher com secura vaginal, pode usar um dispositivo que libere o estrogênio, denominado anel vaginal de estrogênio.
Esse anel libera estrogênio nas paredes vaginais minimizando a absorção pelo organismo. Para as mulheres que preservaram o útero, preparações que contenham progesterona são escolhidas para proteger contra o risco de câncer de colo do útero.

Em Sorocaba, um equipamento está mudando a vida de quem enfrenta o duro tratamento contra o câncer, principalmente a das mulheres. É uma touca que fica ligada a uma máquina. Ela resfria o couro cabeludo e impede que os cabelos caiam durante a quimioterapia. Acompanhe na reportagem.