Tratamento do Câncer de Mama durante a Gravidez

Tratamento do Câncer de Mama durante a Gravidez

A radioterapia durante a gravidez aumenta o risco de defeitos ao nascimento, por isso não é recomendada para mulheres grávidas com câncer de mama. Se a radioterapia for indicada após a cirurgia conservadora da mama, deve ser adiada até o nascimento do bebê. Mas, procedimentos como biópsia mamária e até mesmo a mastectomia e retirada dos linfonodos podem ser realizados com segurança durante a gravidez.

No passado se acreditava que a quimioterapia era nociva para o feto. Mas vários estudos mostraram que o uso de determinados medicamentos quimioterápicos durante o segundo e terceiro trimestre de gravidez não aumenta o risco de defeitos de nascimento. Devido à preocupação com o dano potencial ao feto, a segurança da quimioterapia durante o primeiro trimestre de gestação não foi estudada.

Tanto a terapia hormonal e a terapia alvo podem afetar o feto e não devem ser iniciadas até que a paciente dê à luz.

Muitos medicamentos quimioterápicos e de terapia hormonal podem entrar no leite materno e serem ingeridos  pelo bebê, desse modo não é recomendada a amamentação durante a quimioterapia, hormonal ou terapia alvo.

Fonte: Oncoguia

Entre em contato


Dicas

Uma das coisas importantes durante o tratamento e o seguimento, é que se mantenha uma alimentação saudável, balanceada, rica em frutas e verduras, com bastante líquidos.
Em casos de pacientes que usam sonda nasoenteral ou gastrostomia, ou mesmo aqueles que estão perdendo peso rapidamente, é sempre importante acompanhar com um nutricionista para que esse profissional possa indicar suplementos alimentares se necessário.
Dicas

Na Mídia

O mês do Outubro Rosa, a Dra. Cláudia GrandinoLatorre (CRM: 120.061) gravou um vídeo para explicar como prevenir, tratar e curar o câncer de mama e o câncer de colo de útero. Ela falou da esperança encontrada nos tratamentos com tecnologias modernas, como a crioterapia, que evita a queda de cabelo em até 85% durante o tratamento. Siga nossas redes sociais e fique por dentro.

Vídeos

Blog