Carregando...
Crioterapia Capilar
O que é?
Alguns quimioterápicos têm como consequência a alopecia (queda do cabelo), que se inicia 15 a 20 dias após a primeira aplicação do medicamento, sendo um dos efeitos mais dolorosos do tratamento oncológico, que pode ser evitado.
A Crioterapia, ou Resfriamento do Couro Cabeludo, é a aplicação terapêutica do frio no couro cabeludo durante a quimioterapia, que resulta em uma retenção parcial ou total do cabelo e tem um impacto extremamente positivo na confiança, força e esperança das pessoas que optam por fazê-lo.

Equipamento
No Centro Oncológico Devita utilizamos o Orbis Scalp Cooler – Paxman, um aparelho de resfriamento importado da Inglaterra, empregado em grandes centros oncológicos pelo mundo. A única tecnologia de crioterapia aprovada pela FDA (EUA), com taxas de sucesso e segurança clinicamente comprovadas.
Como funciona?
Quando se reduz a temperatura do couro cabeludo imediatamente antes, durante e após a administração da quimioterapia, há a diminuição do fluxo sanguíneo nos folículos capilares devido à vasoconstrição. Isso faz com que se tenha uma retenção parcial ou total do cabelo durante o tratamento contra o câncer.

Avalição prévia
O enfermeiro fará uma avaliação prévia do paciente para analisar o tipo de cabelo e tamanho de touca a ser utilizada durante o tratamento. No dia da quimioterapia seu cabelo será umedecido, penteado e preparado com condicionador específico para esse cuidado. Trinta minutos antes do início da quimioterapia, uma touca de silicone permeada por líquido que circula à 4°C, coberta com uma segunda touca feita em neoprene macio, será colocada na cabeça e conectada ao aparelho de resfriamento de couro cabeludo.

Procedimento
Você permanecerá com a touca durante todo o tempo de infusão das drogas e 90 minutos após o término dos medicamentos. Esse tempo é essencial para que a crioterapia alcance o resultado esperado.
Durante o tratamento você poderá ir ao banheiro, se alimentar e dormir. Se houver necessidade, esse tempo de permanência com a touca após o término da medicação poderá ser estendido.
 
O cabelo vai cair?
A queda de cabelo varia de pessoa para pessoa e a retenção de todo cabelo não pode ser garantida, pois depende de muitos fatores como tipo e dose de quimioterapia realizada, tipo e estágio do câncer, idade, tipo e condição do cabelo, saúde geral.

Há contraindicações?
O tratamento de resfriamento do couro cabeludo é contraindicado para pacientes portadores de neoplasias hematológicas, pacientes em metástases no couro cabeludo, pacientes que fizeram ou fazem radioterapia de crânio, pacientes com doenças relacionadas ao frio (aglutininas e alergias) e pessoas que desenvolveram ablação da medula óssea pela quimioterapia.
 
O que você pode sentir durante o uso do equipamento?
A tolerância ao frio sentido durante o tratamento de resfriamento do couro cabeludo varia de paciente para paciente. Durante os primeiros 10-15 minutos há uma sensação de desconforto intenso ou dor, mas é um sintoma transitório e passará assim que você se acostumar com o frio. A equipe de enfermagem está preparada para esclarecer todas as suas dúvidas.
 

Efeitos colaterais do tratamento
  • Sensação de frio/desconforto decorrente do resfriamento;
  • Dor de cabeça variando de leve à severa;
  • Sensação de peso na cabeça;
  • Dor na testa;
  • Dor no pescoço que vai e volta;
  • Tonturas ou vertigens (durante o resfriamento e/ou após a remoção da touca ao final do tratamento).
 
Cuidados com seu cabelo durante o tratamento
  • Não tenha medo de escovar ou pentear o cabelo diariamente. Faça isso suavemente com um pente de dentes largos ou uma escova macia. Evite prender seus cabelos com rabo-de-cavalo ou tranças. Se for necessário, utilize prendedores macios ou laços de fitas, jamais elásticos rígidos.
  • Não faça permanente, tinturas, escovas progressivas e não utilize géis e sprays em seus cabelos.

Não utilize secador de cabelo, prancha ou bobes aquecidos.
 
  • Durma em um travesseiro macio e, se seu cabelo for comprido, utilize uma rede de seda ou cetim para dormir, evitando que seu cabelo fique embaraçado. Não durma sempre do mesmo lado.
  • Quando lavar seu cabelo, utilize shampoos e condicionadores de pH neutro, sem parabenos, sem sulfatos e sem fragrância. Indicamos utilizar produtos manipulados com essas especificações.
  • Não lave seu cabelo mais do que duas vezes por semana. O cabelo deverá se lavado no dia do tratamento e não deverá ser lavado nos 3 dias seguintes. Se o seu cabelo for muito longo, sugerimos que você o corte na altura dos ombros ou um pouco abaixo, para que o tratamento tenha melhor eficácia.
 
O que trazer no dia do tratamento?
  • Duas toalhas (uma de banho e uma de rosto).
  • Um pente de dentes largos ou escova desembaraçadora.
  • Condicionador de pH neutro, sem parabenos, sem sulfatos e sem fragrância.
  • Uma troca de roupa que inclua um casaco grosso.
  • Um par de luvas e um par de meias grossas.
  • Se você se sentir mais confortável, poderá trazer cobertor.

Entre em contato com a Devita
Nome completo*
E-mail*
Telefone*
Enviar sua receita ou pedido medico*
Apenas nos formatos pdf, jpg, png e gif
Sua Mensagem*
*campos obrigatórios