Tratamentos Alternativos

Tratamentos Alternativos

Os tratamentos não médicos são agora amplamente utilizados para ajudar a gerenciar a dor oncológica. Muitas técnicas são utilizadas juntamente com a medicina analgésica, embora eles também podem ser utilizados isoladamente para controlar a dor leve ou desconforto. Alguns pacientes acham que podem tomar uma dose menor de analgésicos quando também fazem uso de tratamentos não médicos.
Você pode precisar da ajuda de profissionais de saúde, como assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros ou outros, para aprender a usar estas técnicas. Familiares e amigos também podem ajudar. Para encontrar um especialista nestas técnicas ou aprender mais sobre eles converse com o seu médico ou contate um hospital local, centro de tratamento oncológico ou clínica de dor.
Conheça a si mesmo e o que você pode fazer. Muitas vezes, quando as pessoas estão descansadas e alertas, elas podem usar um método que exige mais atenção e energia. Quando se está cansado, a pessoa pode precisar usar um método que requer menos esforço. Por exemplo, tente alguma distração quando você está alerta, e use compressas quentes ou frias quando você está cansado.
Tente métodos diferentes para saber quais são os que funcionam para você. Tenha a mente aberta, e mantenha um registro do que faz você se sentir melhor e o que não ajuda.

Entre em contato


Dicas

Qualidade de Vida é um conceito amplo que inclui bem-esta físico, emocional, social e espiritual. Muitas vezes os tratamentos oncológicos como quimioterapia, radioterapia, cirurgia e hormonioterapia, entre outros, podem causar alguns efeitos colaterais que podem interferir na qualidade de vida do paciente.
É importante que o paciente procure fazer atividades que lhe tragam prazer e o mantenha ativo. Preste atenção se houver muita tristeza, isolamento, sonolência, esquecimento, choro fácil, pois esses sintomas podem sinalizar um quadro depressivo que é comum em pacientes oncológicos.
Mantenha-se em atividade. Em muitos casos não há restrição ao trabalho. Saia com amigos, conviva com sua família e participe de grupos de discussão. Isso tudo te ajudará durante o tratamento.
Dicas

Na Mídia

Em Sorocaba, um equipamento está mudando a vida de quem enfrenta o duro tratamento contra o câncer, principalmente a das mulheres. É uma touca que fica ligada a uma máquina. Ela resfria o couro cabeludo e impede que os cabelos caiam durante a quimioterapia. Acompanhe na reportagem.

Vídeos

Blog